MEG-logo-alt
Procurar
Close this search box.

Orca do Picoto do Vasco

Localmente conhecido por "Orca", este dólmen foi estudado entre 1995 e 1996 por Domingos Cruz, A. Huet Bacelar Gonçalves e M. João Abrunhosa.

Estes reconstituíram alguns momentos da vida do monumento, através das análises radiocarbónicas.

Foi determinado que este dólmen foi alvo de complexos rituais há cerca de 6700 anos. Um destes, inédito na arqueologia portuguesa, relaciona-se com o momento de encerramento do sepulcro. Tudo indica, que neste encerramento terá sido feita uma enorme fogueira no centro do monumento que atingiu os 1125º C, tendo inclusivamente derretido algumas das pedras em granito do monumento, vitrificando-as.

Concelho: Vila Nova de Paiva / Freguesia: Pendilhe

linha

Coordenadas:

40⁰54’01.3’’ N / 7⁰48’29.8’’ W

A Orca do Picoto do Vasco é um monumento de câmara poligonal de oito esteios e corredor de tipo vestibular, marcado por dois esteios em cada um dos lados da entrada.

Na Estrada Nacional 225 (Vila Nova de Paiva – Castro Daire), há placa indicadora, à direita, para a Estrada Municipal 1186. Seguir por esta estrada cerca de 500 m e depois, à esquerda, por um caminho de pé-posto, cerca de 150 m. O dólmen avista-se do caminho municipal.

O espólio resultante das intervenções de 1995 e 1996 pode ser visto no Museu Arqueológico do Alto Paiva, em Vila Nova de Paiva. O monumento encontra-se incluído no Roteiro “Vila Nova de Paiva – Terras de Sempre”.

mapa-europa