Com monumentos que datam o início de utilização entre os finais de 5000 a.C e os princípios de 4000 a.C, são cerca de 6000 anos de história que preenchem as narrativas desta rota. Cada monumento possui uma história singular que nos permite conectar com os nossos antepassados.
Esta rota tem como principais objetivos a valorização de um valor patrimonial e a valorização de um recurso endógeno, com características muito particulares, ou mesmo únicas, que se reportam às manifestações artísticas pintadas no interior de alguns destes monumentos pré-históricos.
Convidamos a conhecer esta rota e a interagir com todas as valências que lhe são oferecidas, desde a paisagem, à gastronomia e até outros produtos turísticos, como outras rotas.


A MEG é uma rota circular que percorre 500 km de estrada por quinze concelhos e que lhe dá a conhecer vinte e oito monumentos megalíticos, dos quais seis estão classificados como Monumento Nacional e oito como Imóvel de Interesse Público, sete museus, dez serras principais e dezoito rios fundamentais.
Esta rota encontra-se integrada nos concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Sever do Vouga, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.