Contudo, foi na continuação destes trabalhos, entre 1999 e 2001, que foram descobertos vestígios de uma pequena aldeia por debaixo do dólmen, o que indica a existência de um povoado mais antigo.
Tendo em conta que o dólmen se apropriou deste espaço para a construção de um monumento funerário, questiona-se, terá havido um propósito ritual ou terá sido a memória da antiga povoação esquecida?
Concelho: Nelas / Freguesia: Folhadal

- Descrição
Dólmen de câmara poligonal e corredor curto e estruturas defronte do corredor, nomeadamente o corredor intratumular e o átrio. É um dos poucos monumentos que preserva a porta em pedra, original, a obstruir a entrada do corredor.
- Acessos
Vindo da vila Nelas, tome a EN231 e, logo à saída, corte à direita para a Avenida António Monteiro. Siga até à povoação de Folhadal. Atravesse a povoação até ao Largo do Comércio e siga pela estrada de terra batida por 0,8 km. Estacione e siga por mais 0,5 km a pé. Desfrute da extraordinária paisagem. Siga a sinalética
- Outras Informações
O espólio encontra-se depositado na Sala-Museu de Canas de Senhorim, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim. Este monumento encontra-se inserido no Circuito Pré-Histórico de Nelas.
