MEG-logo-alt
Procurar
Close this search box.

Orca de Pramelas

A Orca de Pramelas, ou Orca de Tramelas, distingue-se dos restantes monumentos.

Para além de ter sido descoberta mais recentemente, em 1985, por Horácio Manuel da Silva Peixoto, prevê-se que terá sido utilizada pela população romana. Foram encontrados vestígios romanos no interior da câmara, que poderão, eventualmente, corresponder a uma reutilização como sepultura no século IV.

Classificação: Imóvel de Interesse Público

Concelho: Nelas / Freguesia: Canas de Senhorim / Lugar: Pramelas

linha

Coordenadas:

40º30’46.74”N | 7º54’47.84”W

Dólmen de câmara poligonal de planta trapezoidal, com nove esteios e um corredor curto, com apenas 2 m de comprimento. O chão da câmara era pavimentado com lajes em granito, sobre o qual foi colocada uma fina camada de areia muito fina e o corredor pavimentado com um empedrado de cascalho miúdo.

Partindo da vila de Nelas, tome a N234 em direção a Canas de Senhorim. Daqui, siga pela estrada que segue para a povoação de Aguieira e corte à esquerda para um estradão em terra batida, que se encontra a 0,8 km. O monumento encontra-se a 0,2 km.

O espólio exumado neste monumento encontra-se exposto na Sala-Museu de Canas de Senhorim. O monumento encontra-se incluído no Circuito Pré-Histórico de Nelas.

mapa-europa