A sua relevância advém de este ser um dos dólmenes mais profusamente decorado, com motivos gravados, da Península Ibérica.
As suas gravuras possuem alguns dos motivos artísticos mais extraordinários que o homem pré-histórico nos legou, o que faz deste monumento uma referência constante quando se estuda a arte megalítica.
Os seus motivos gravados distribuem-se pela câmara funerária e pelo corredor, sendo que alguns são compostos por uma singular figura formada por uma série de “Vs”, que pode traduzir-se numa entidade tutelar. Considera-se que se deve entender estes motivos como manifestações rituais que se encontram inseridas num discurso em que todos os monumentos da necrópole fazem parte.
Classificação: Imóvel de Interesse Público
Concelho: Sever do Vouga / Freguesia: Talhadas

- Descrição
Em termos arquitetónicos, este é um dólmen de câmara poligonal alongada de sete esteios, em granito, com 2,3 m de comprimento, 2 m de largura e 1,9 m de altura, e um corredor com 2,2 m de comprimento, 0,8 m de largura e 1,4 m de altura máxima.
- Acessos
Tendo como ponto de partida o Dólmen de Antelas, deve retornar à estrada alcatroada e dirigir-se pela M617 até ao nó da A25, onde, depois de a atravessar, encontra a indicação para Benfeitas, seguindo a estrada até Talhadas. O monumento encontra-se a cerca de 0,7 km antes da povoação.
- Outras Informações
O espólio exumado neste monumento pode ser visto no Museu Municipal de Sever do Vouga. Este monumento encontra-se integrado na Rota da Água e da Pedra.
