O dólmen conhecido como Lapa do Repilau, ou Anta do Repilau, encontra-se integrado num dos mais fantásticos conjuntos tumulares pré-históricos da Beira Alta com, pelo menos, dezanove monumentos identificados, de diferentes cronologias.
A Lapa do Repilau ostenta motivos de feição vagamente antropomórfica, pouco comuns no reportório figurativo da arte megalítica peninsular, sobretudo na sua forma gravada. Um outro aspeto muito relevante nesta composição é a presença de um segmento de linha pintada a vermelho, que ocupa o interior de um dos sulcos na extremidade superior direita.
Em 1923, foi referida pela primeira vez por Amorim Girão. Mais tarde, em 1966 sofreu intervenções no âmbito da Missão Arqueológica na Beira Alta, coordenada por Vera Leisner e Leonel Ribeiro.
Sendo que em 1988, realizaram-se os últimos trabalhos arqueológicos, no âmbito do Projeto de Valorização de Monumentos Megalíticos da Região Centro, desenvolvido pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Centro, sob a direção de Domingos Cruz.
Classificação: Imóvel de Interesse Público
Concelho: Viseu / Freguesia: Coutos de Viseu / Lugar: Lobagueira

- Descrição
A Lapa do Repilau é um monumental dólmen composto por uma câmara poligonal alargada de nove esteios, com 2,75 m de comprimento, 4 m de largura e 2,75 m de altura, e corredor desenvolvido, orientado a E-SE, com 5,4 m de comprimento, mantendo a altura constante de 1,8 m.
- Acessos
Partindo de São Pedro do Sul, tome a N16 em direção a Viseu. Ao chegar à povoação de Bodiosa, corte à direita em direção a Couto de Cima. Passe a povoação de Lobagueira e percorra a 0,5 km, onde se encontra o monumento.
- Outras Informações
O monumento encontra-se integrado no Percurso Pedestre PR16 VIS – “O Homem e a Natureza por Coutos de Viseu”.
