MEG-logo-alt
Procurar
Close this search box.

Anta do Penedo do COM

A Anta do Penedo do Com, também conhecida por Arca do Penedo do Com, encontra-se localizada numa área granítica designada popularmente por "Penedo do Com".

Nome dado por um enorme afloramento granítico que existiu no local, hoje completamente destruído depois da ação contínua, durante mais de cinquenta anos, de uma pedreira. O local é também conhecido por “Pontão”, dada a sua proximidade, a apenas 100 m para norte, de uma pequena ponte em alvenaria, sobre a ribeira de Sezures.

Este monumento foi noticiado pela primeira vez em 1911, no jornal “O Século”, e foi transcrito, mais tarde, por Leite Vasconcelos. Em 1998, foi alvo de trabalhos arqueológicos e de valorização, sendo que foi encontrado um total de 1075 artefactos.

Classificação: Imóvel de Interesse Público

Concelho: Penalva do Castelo / Freguesia: Esmolfe

linha

Coordenadas:

40º41’38.12”N | 7º40’12.22”W

Dólmen de câmara poligonal alargada, tendencialmente retangular, de nove esteios, e corredor médio com 3 m de comprimento. Possui uma pesada tampa ou chapéu com 15 toneladas. A mamoa apresenta um contorno tendencialmente subcircular, com 14,5 m no sentido NO-SE e 13 m no sentido NE-SO e 1 m de altura máxima.

Vindo pela M570, passe a povoação de Sezures e, cerca de 1 km da povoação, corte à direita. O monumento encontra-se a 2,6 km. Siga a sinalética.

O espólio referido por Leite de Vasconcelos encontra-se depositado no Museu e Laboratório Antropológico da Universidade de Coimbra.

mapa-europa