MEG-logo-alt
Procurar
Close this search box.

Anta de Mamaltar do Vale de Fachas

Este dólmen está acompanhado de mais 14 monumentos que se distribuem pela vasta plataforma da Serra do Mundão.

A Anta de Mamaltar do Vale de Fachas, também conhecida por Anta do Altar, foi um dos primeiros monumentos megalíticos de Portugal a ser arqueologicamente intervencionado, nos inícios do século XX, fazendo parte da incrível história da arqueologia portuguesa. A sua enorme importância tornou-o, em 1910, no único dólmen classificado como Monumento Nacional do concelho de Viseu.

O monumento foi descoberto no dia 21 de dezembro de 1911 por José Coelho, arqueólogo viseense. Os resultados dos seus trabalhos foram publicados numa das monografias mais emblemáticas sobre o megalitismo da região: “A Préhistória e o seu ensino. Mamaltar do Vale de Fachas”.

Classificação: Monumento Nacional – 1910

Concelho: Viseu / Freguesia: Rio de Loba / Lugar: Vale de Fachas

linha

Coordenadas:

40⁰40’45.4’’ N / 7⁰51’02.7’’ W

A Anta de Mamaltar do Vale de Fachas é um típico dólmen de corredor da Beira Alta, com uma câmara poligonal de nove esteios, com 3,4 m de largura, 2,45 m de comprimento e 2,2 m de altura, e um corredor longo, formado por dez esteios de cada lado, com 8,65 m de comprimento e 1,5 m de altura. A mamoa, muito bem conservada, mede 22 m no sentido N-S, 24 m no sentido E-O e apresenta 2,5 m de altura. É possível visualizar ténues vestígios de pinturas a preto e a vermelho.

Tome a Estrada Nacional 229 que sai de Viseu, em direção ao Sátão, e percorra 7,5 km até ao cruzamento que segue em direção ao Aterro Municipal. Siga a sinalética por mais 3,6 km. Grande parte do trajeto até este monumento é feito por estrada alcatroada. Os últimos 900 m são feitos em terra batida.

O monumento encontra-se integrado na Grande Rota Mamaltar do Vale de Fachas, da Rede de Percursos Pedestres do Concelho de Viseu. O espólio do monumento pode ser visto na exposição “José Coelho – A Paixão pelo Passado”, patente no Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques, em Viseu.

mapa-europa